quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Treinadora morta por orca em parque na Flórida caiu no tanque, diz polícia


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil

Morte ocorreu em frente ao público que assistia a show, diz testemunha.
Em nota, empresa informa que vai investigar possível causa do ocorrido.
Uma treinadora do SeaWorld de Orlando, no estado americano da Flórida, que morreu ao ser atacada por uma orca nesta quarta-feira (24), escorregou e caiu no tanque onde ficava o animal, disse um porta-voz da polícia.

"Aparentemente ela se desequilibou e caiu", disse o porta-voz da polícia do condado de Orange, Jim Salomon, que rechaçou informações divulgadas anteriormente pela imprensa de que a orca havia arrastado a mulher até o tanque. 

O porta-voz da polícia identificou a mulher como a treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, embora o parque não tenha divulgado seu nome. 

"Uma de nossas mais experientes treinadoras de animais afogou-se em um incidente com uma de nossas orcas nesta tarde", informou Dan Brown, gerente-geral do SeaWorld.

"Este é um momento extremamente difícil para os parques SeaWorld", disse o gerente ao se referir ao ocorrido.

Segundo a TV local, a treinadora morreu após ter sido atacada por Tilikum, uma das orcas mantidas no tanque de Shamu.

Foto: AP
Orcas nadam em tanques no SeaWorld de Orlando, na Flórida, depois do incidente que provocou uma morte nesta quarta-feira (24). (Foto: AP)

 Comunicado
Em comunicado, o SeaWorld lamentou a morte de "uma das nossas experientes treinadoras" e informou que uma investigação já foi instalada para identificar a possível causa. Leia a abaixo a íntegra do texto:

"Comunicado oficial sobre incidente no SeaWorld Orlando

É com profunda tristeza que o SeaWorld Parks & Entertainment comunica que nesta tarde, 24 de fevereiro de 2010, uma de nossas experientes treinadoras de animais faleceu em um acidente com uma de nossas baleias orcas. Já foi instalada uma investigação para identificar a possível causa do ocorrido. Há diversos dados e detalhes que gostaríamos de compartir sobre esse caso, mas vamos aguardar os resultados oficiais e divulgá-los no momento correto.

Nós fazemos questão de enfatizar que esse é um momento extremamente difícil para o SeaWorld e todos os membros da equipe. Nós nunca tivemos em 46 anos de história de SeaWorld um incidente como este, e todos os nossos procedimentos passarão por severas investigações. Nós estendemos nossos sentimentos a família e amigos da treinadora e iremos providenciar toda a assistência a eles nesse difícil momento."

 Em frente ao público
Segundo a testemunha Victoria Biniak, ouvida pela TV, a treinadora tinha acabado de explicar ao público como seria o show. Então, o animala teria pulado do tanque, agarrado a mulher e a chacoalhado violentamente, em frente ao público.

Depois do ataque, os visitantes foram levados para fora, e o parque foi fechado, disse a testemunha à TV. 

Um funcionário do parque disse à France Presse que o SeaWorld iria divulgar um comunicado sobre o incidente.


Parques da rede SeaWorld nos EUA já haviam sido palco de incidentes anteriormente.

Em novembro de 2006, o treinador Kenneth Peters, de 39 anos, foi mordido e levou vários 'caldos" de uma orcaa durante um show em San Diego, na Califórnia. Ele quebrou um pé. Ela já havia atacado Peters duas vezes antes, em 1993 e 1999.

Em 2004, no parque de San Antonio, no estado do Texas, outro animal tentou atingir e morder um treinador. Ele conseguiu escapar ileso.
  
AP
Foto de 13 de maio de 2005, cedida pelo SeaWorld, mostra a treinadora Dawn Brancheau e a atriz Evangeline Lilly, do seriado 'Lost', brincando com orca no SeaWorld de Orlando, na Flórida
G1 _ (Com informações da AP e Reuters)  

10 comentários:

  1. é bom quando a gente vê as baleinhas matando... não achei nenhum vídeo ainda! Acho q vou criar uma baleia na piscina de casa pra ela matar os ladões...LUGAR DE BALEIA É NO MAR! A cada ação...uma reação!

    ResponderExcluir
  2. respeite anatureza que ela o respeitara

    ResponderExcluir
  3. Nós seres humanos temos a mania de kerermos controlar a natureza kuando na verdade é ela kem nos controla isso é so mais um aviso aos k aindam num acreditam...Aff

    ResponderExcluir
  4. é verdade todos animais tem direito a liberdade assim como nós seres humanos, genteDEUS criou todos nós sejam animais ou seres humanos pra serem livres,, ninguem é capaz decontrolar algo que só DEUS pode.. lugar de baleia e no mar e ñ em uma simples piscina onde elas ñ tem a liberdade que tem no mar...

    ResponderExcluir
  5. lamento pela treinadora, ñ merecia um morte tão crueu mas infelizmente ela mesmo escolheu assim quando resolvei treinar um animal que tem pelo nome(selvagem) mas também ñ é culpa da orca. a treinadora que escolheu o seu proprio destino ao lado do animal errado.

    ResponderExcluir
  6. coloca um ser humano vivo preso e nadando p os playboys aplaudirem eternamente sem liberdade comendo "peixinhos"..qro só ver se um ser humano aguentaria??!!duvidoo...isso ai revoluçao das Shamu...

    ResponderExcluir
  7. O próprio nome já diz: A Baleia Assassina... A natureza dela é selvagem e que taç pararmos de ganhar dinheiro com elas e colocá-los em seu habitat natural? O mar não é um pequeno tanque onde elas ficam no Sea World bem como os treinadores não são suas presas... Analisando bem, está tudo nos conformes... Tanques pequenos treiandores presas...

    ResponderExcluir
  8. CLAUDIO NOVO:NA VERDADE A ORCA NÃO É UMA BALEIA,NEM ASSASSINA.ELA É UM TIPO DE GOLFINHO GRANDE QUE GANHOU O NOME DE ASSASSINA POR SER OBSERVADA QUE EM DETERMINADOS MOMENTOS PARA SOBREVIVÊNCIA DEVORAVAM OUTRAS BALEIAS.MAS SENDO BALEIA OU GOLFINHO ISSO REFLETE A ATITUDE HUMANA EM APRISIONAR OS BICHINHOS E GANHAR DINHEIRO COM ELES.TRÁGICO!!!

    ResponderExcluir
  9. harebaba em meus ovos!!!

    ResponderExcluir
  10. Mtas pessoas acham q por falarem baleia assassina elas atacam seres humanos,o certo seria assassina de baleias,o ser humano acha q pode controlar um animal quem nem sequer sabemos qual é a reação dele num cativeiro,isso q dá...,cada animal tem o direito de ser livre como nós seres humanos se nao tivesse cativeiro e as pessoas nao tentassem dominar esses animais não ocorreria esse incidente.

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.