domingo, 12 de maio de 2013

Como se preparar (e passar) pela menopausa sem crises


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
Como se preparar (e passar) pela menopausa sem crises
Atividade física regular e entender o que acontece com seu corpo podem ajudar a mulher

Uma das formas de se preparar é praticar
uma atividade física regularmente
Medo, calor intenso, sensação de que a velhice chegou... Esses podem ser algumas das sensações que a mulher sente com a proximidade (ou chegada) da menopausa. Porém, esse momento de transição pode deixar de ser vilão e passar a ser encarado como mais uma fase da vida, um renascimento.

A menopausa surge a partir dos 50 anos (mas pode chegar antes) e é claro que alguns sintomas, como o fogacho - as temidas ondas de calor - podem até vir junto, já que é algo natural da fase, mas isso não precisa significar o fim da vida nem que a mulher se sinta mal.
Segundo a ginecologista, obstetra e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Maria Angélica Cardoso Belônia, a fase de transição pode ser tranquila, e a preparação começa antes de o organismo mudar. “A preparação deve ser durante toda a vida, mas a partir dos 35, 40 anos, é preciso intensificar os cuidados”.
Ela explica que há dois tipos de preparação. Uma é a física, que deve ser contínua, já que o organismo envelhece fisiologicamente. “Praticar atividade física regularmente ajuda a manter o organismo protegido de diversas doenças e a chegar à menopausa de uma forma tranquila”.
A médica destaca, ainda, a importância de a pessoa manter uma alimentação saudável, pobre em gorduras e frituras e rica em frutas e verduras. “Além disso, é preciso tomar sol nos horários adequados para ativar a produção de vitamina D no organismo”. O melhor horário é antes das 10 horas e após as 16 horas.
Sem neuroses
Maria Angélica lembra da importância de a mulher cuidar do seu lado psicológico e destaca o quanto é essencial que ela conheça e entenda as mudanças. “Ela precisa entender que tem vários papéis na vida: mulher, mãe, profissional... Ela deve olhar para trás e ver quantas coisas boas construiu. A menopausa é uma fase de reflexão”.

Segundo a médica, algumas mulheres se frustam ao lembrar apenas das coisas ruins de suas vidas e transferem isso para a menopausa, pensando nela apenas como algo ruim. “A menopausa não é uma fase ruim. É um momento de olhar para o mundo de uma forma diferente. Na verdade, é uma fase linda”.


Ah! E, se mesmo com todos esses cuidados, a mulher sentir as ondas de calor durante a menopausa, não é preciso se desesperar. De acordo com a ginecologista, quando a paciente tem algum tipo de incômodo, o médico pode ajudá-la. “Há tratamentos adequados e diferentes para cada paciente”.

Dicas para um dia a dia mais ameno

Fase tranquila
Alguns sintomas
Unhas e cabelos frágeis, menos elasticidade na pele, ondas de calor, dores de cabeça, secura vaginal, diminuição da libido, problemas urinários, suores noturnos
Vida sexual
Existem cremes que podem melhorar a lubrificação e evitar dores durante a relação sexual
Libido
Praticar sexo regularmente pode aumentar a libido e a lubrificação do canal vaginal
Exercícios
Praticar atividade física ajuda a prevenir o ganho de peso característico da menopausa (entre 3kg e 5kg)
Prazer
Escolha uma atividade que sinta prazer. A musculação, por exemplo, ajuda a manter os ossos fortes e reduz o risco de fraturas
Hábitos
Evite o fumo, bebidas quentes e refeições muito condimentadas
Compressas
Use roupas leves, feitas de tecido que facilite a transpiração e, se for preciso, aplique compressas de água fria no pescoço
Alimentação 
Inclua frutas, legumes, verduras, cereais e gorduras saudáveis - como salmão, abacate e azeite de oliva -, leite desnatado e derivados, ovos, brócolis, castanhas, peixes e frutos do mar
Sódio
Evite alimentos processados e carnes vermelhas
Fonte: Revista ProTeste Saúde

Um comentário:

  1. Ola sou administradora do blog http://tcagropecuariang.blogspot.com/ ainda somos um blog novo com menos de um mês e estamos procurando parceria. Se estiver interessado mande a resposta para ngagropecuaria2013@gmail.com esperemos sua resposta. Obrigada pela a tenção e parabéns pelo seu Blog.

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.