quinta-feira, 13 de setembro de 2012

10 dúvidas respondidas sobre a primeira menstruação


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
A primeira menstruação e os desafios de passar da infância para a adolescência geram muitas dúvidas nas meninas.

1-Tenho 11 anos e meus seios já são grandes. Também tenho pelos em todas as partes íntimas. Quando fui ao ginecologista, ele disse que eu tenho bastante hormônio, minha mãe menstruou com 12, minha prima com 12 e minha tia com 11. Será que minha menstruação ocorrerá quando?

Inicialmente, é preciso saber o estágio de maturidade das mamas e dos pelos. Essa classificação é feita pelo ginecologista. A partir de daí, será possível estimar, em média, em quanto tempo sua primeira menstruação ocorrerá. A idade materna na primeira menstruação tende a coincidir com a primeira menstruação das filhas, mas isso não é uma regra.

2-Tenho 13 anos e menstruei em 31/01/2012, mas em fevereiro não veio e nem em março. Estamos em abril e quero saber se isso é normal ou se eu tenho que procurar uma ginecologista. O que faço?

No início do desenvolvimento, a irregularidade menstrual é frequente devido a uma imaturidade do organismo para produzir substâncias necessárias ao bom funcionamento do ciclo menstrual. Em resumo, seria como se o seu corpo estivesse aprendendo a menstruar.

Normalmente, o corpo pode demorar cerca de dois anos até que os ciclos se regularizem, mas o acompanhamento do ginecologista nesse processo é de fundamental importância. Só ele poderá avaliar melhor se o seu quadro está dentro do esperado ou não.

3-Tenho 12 anos, vou fazer 13 e tenho seios não muito grandes. Tenho muitos pelos na vagina  e sai aquela secreção vaginal amarelada. É verdade que essa secreção tem uma fase? Me disseram que primeiro sai transparente, depois amarelada, marrom e depois vem a menstruação. Isso é verdade? Quero saber quando vou menstruar.

No seu caso, é preciso uma avaliação do ginecologista para determinar, de acordo com as características dos seios e dos pelos, em qual estágio do desenvolvimento sexual você se encontra.

Do momento em que se inicia o desenvolvimento até a primeira menstruação, podem se passar até dois anos. Normalmente é feita uma estimativa de quando será a primeira menstruação.

Em segundo lugar, a vagina é um local úmido e naturalmente produz secreção, que tem fases, podendo se tornar mais líquida ou mais espessa durante o mês. Além disso, ao entrar em contato com o oxigênio e bactérias do meio externo, essa secreção pode se oxidar e ficar amarelada. Entretanto, é preciso individualizar o seu caso para saber se estamos diante de um processo natural ou não.

4-Eu tenho 13 anos e ainda não menstruei. É normal ou não?

É normal. A média da primeira menstruação gira em torno de 12 anos. Porém, a menstruação não é o único parâmetro de desenvolvimento feminino. O crescimento e o desenvolvimento das mamas e dos pelos devem ser avaliados por um profissional qualificado para que, se encontrado algo de errado, não haja prejuízo no futuro.

5-Minha filha menstruou com 12 anos e eu acho ela muito magrinha. Os seios dela quase não cresceram e isto me preocupa muito. Quando eu tinha a idade dela, eu tinha mais quadris e seios maiores, por isso me preocupo. Ela hoje está com 13 anos. Eu gostaria de saber se ela ainda desenvolve mais, se os seus quadris vão ficar mais largos e se os seios vão crescer?

Após a primeira menstruação, o desenvolvimento das outras características femininas continua, mas num ritmo mais lento. Ainda assim, essas características são de determinação genética, podendo não atingir o esperado.

6- Quanto tempo demora entre começar a nascer o seio até a menina menstruar?

Em média, dois anos.

7- Tenho 9 anos, estou sentindo cólica, mas eu tenho vergonha de falar para minha mãe. O que faço?

Dor pode ser um indício de que algo não vai bem. É preciso consultar um médico para descobrir de onde vem e tratá-la de forma adequada para impedir que você tenha problemas maiores no futuro.

8- Estou confusa. Hoje de manhã, quando me arrumei para ir à escola, saiu sangue pra caramba, mas agora nesse exato momento não tem nada no absorvente. O que aconteceu?

A menstruação normalmente pode durar de três a sete dias. A quantidade de sangue perdida durante a menstruação pode variar de um dia para o outro. Às vezes, pode não aparecer nada no absorvente naquele momento, ou ela pode ter simplesmente acabado. O ideal é anotar qual o ritmo do seu ciclo para evitar ser surpreendida.  

9- Eu menstruei, mas não tenho coragem de contar a minha mãe. O que faço?

Do ponto de vista ginecológico, se tudo correr bem, não existe problema algum em contar ou não. Porém, a menstruação é um rito de passagem, tem um simbolismo para as mães. Acho que a sua gostaria de saber que a filha dela “já é mocinha”. A demora em menstruar vai causar nela uma preocupação que, nesse caso, é desnecessária.

Além disso, se você sentir algo diferente, você é capaz de identificar sozinha se está tudo bem? Mais cedo ou mais tarde você precisará da ajuda de um adulto e sua mãe é a pessoa mais indicada para isso.

10- Tenho 11 anos e sinto muita cólica, dores de cabeça, corrimento, etc. Não estou muito preocupada, pois na minha escola ensinam tudo sobre menstruação, óvulos, esperma, vida sexual. Minhas amigas menstruaram com 10, minha mãe também, minha tia com 9, minha irmã com 9 e eu passei dos 10 sem menstruar. É normal?

Você precisa passar pela avaliação de um médico para afastar outras possibilidades que se encaixem nesses sintomas. Nem toda cólica está relacionada com a menstruação, assim como a dor de cabeça.

O ginecologista precisa avaliar o seu corrimento para saber se é normal ou não. Além disso, avaliar você, para definir se o seu desenvolvimento está normal e, só assim, deixá-la mais tranquila com relação à chegada da sua menstruação.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.