domingo, 19 de agosto de 2012

Fantasmas assombram a fortaleza de São José do Macapá


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
Mitos e Mistérios da Fortaleza de São José de Macapá Forte de São José de Macapá

O  Forte de São José de Macapá, construído entre 1764 e 1784, numa língua de terra que avança pelo rio Amazonas, é um atrativo da cidade que encontra-se em sua zona central.

São diversos os relatos de assombrações ou visagens neste local, indo desde negros descalços que surgem do nada na praça principal, como de soldados que vagam pelo local.



A obra começou em 1764 e demorou 18 anos para ser concluída. Nesse período, houve muito sofrimento e mortes ali.

Há quem diga que muitos escravos tentaram escapar pelo desaguadouro, o poço que fica no centro da praça de guerra. E que até hoje as vozes deles podem ser ouvidas ali.

Barulhos estranhos também acontecem nas galerias que, no passado, serviram de prisão. Ali, uma vigia conta ter sido perseguida por fantasmas.

Outra assombração que testemunhas contam já ter visto na Fortaleza é um padre sem cabeça que flutua pelos baluartes do forte fumando um cigarro, na altura do que seria a cabeça.


A Fortaleza de São José foi construída a partir de uma grande muralha de pedra. Os portugueses tomaram a decisão de construir este complexo militar para garantir o domínio sobre o extremo norte do Brasil constantemente ameaçado pelos invasores estrangeiros.

No interior da fortaleza tudo se organiza em torno da praça principal. Ao redor dela estão dispostas a capela, a cadeia e as casas de soldados e oficiais e nos extremos, as torres de vigia.

A obra começou em 1764 e só ficou pronta em 1782, dezoito anos mais tarde. índios e, principalmente, negros foram utilizados como mão-de-obra escrava. Parte dessa história está presente na Vila de Curiaú onde vivem apenas os descendentes desses negros que conservam a cultura e a tradição de seus ancestrais.

A Fortaleza é a maior fortificação construída pelos portugueses no Brasil e por causa dessa importância histórica e da sua arquitetura que foi elevada à categoria de patrimônio nacional em 1950.
Um forte cercado por lendas e assombrações tão intensas que já chegaram a expulsar guardas do posto de trabalho.


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.