terça-feira, 8 de maio de 2012

Trigonocefalia. Foto no Facebook revela problema que poderia deixar sequelas em bebê


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
Foto no Facebook revela problema que poderia deixar sequelas em bebê

Foto no Facebook revela problema que poderia deixar sequelas em bebê Charlotte Dent foi avisada pela internet de que o filho tinha trigonocefalia.

Problema de formação do crânio poderia afetar o cérebro da criança.

Quando a inglesa Charlotte Dent colocou uma foto de seu filho George, de apenas seis meses, não esperava o que isso revelaria. A foto foi vista por uma mulher que ela não conhecia, e que identificou em George o mesmo problema de formação que o filho dela tinha tido: a trigonocefalia.

O crânio só se fecha alguns meses depois do nascimento. Nos bebês que têm trigonocefalia, o osso se junta de uma maneira diferente, e a testa adquire um formato triangular. Isso pode causar sérios problemas no cérebro, incluindo sequelas que duram por toda a vida.
Depois da cirurgia, George leva uma vida normal com os pais Charlotte e Adam (Foto: Reprodução facebook)

Inicialmente, os médicos suspeitaram que o formato estranho da cabeça de George pudesse ser sinal da síndrome de Down, mas exames mostraram que esse não era o caso. Só depois do alerta via Facebook – também baseado no formato da cabeça – é que Charlotte passou a desconfiar da trigonocefalia. Ela voltou a levar o menino ao hospital e o diagnóstico saiu no mesmo dia.

Felizmente, ainda havia tempo para agir. Quando completou um ano, George foi submetido a uma cirurgia para colocar o crânio no lugar certo. O menino não terá sequelas, e a única marca da sua condição será uma cicatriz na cabeça.

“Todos os médicos que consultei e até os médicos da família não notaram isso. Foi uma mãe cujo filho tinha a mesma coisa. Se ela não tivesse entrado em contato, ele poderia ter algum problema sério no cérebro”, alertou a mãe, em entrevista à reportagem do jornal “Daily Mail”.


Trigonocefalia


Definição:
Também conhecido como cranioestenose metópica, trigonocefalia é um defeito congênito de desenvolvimento em que os dois ossos da testa fundem-se prematuramente. A condição pode ser notada ao nascimento, ou só pode tornar-se aparente em torno de um ano de idade.

A fusão prematura da sutura (metópica) frontal provoca uma crista proeminente abaixo do centro da testa, que aparece como uma protuberância da testa central, de modo que a cabeça parece triangular quando vista de cima. Em crianças com esta condição, os olhos também podem aparecer muito próximos e inclinados para cima nos cantos exteriores, e existe uma possibilidade para uma grande variedade de outras anormalidades estéticas.

Além de afetar a aparência, a trigonocefalia pode em alguns casos causar problemas funcionais também. Isto é porque quando os ossos da testa fundem prematuramente, ele pode afetar outras áreas do crânio para crescer de forma anormal, limitando o espaço para o cérebro em crescimento. Em casos graves, isso pode afetar a visão, audição, fala, e até mesmo a respiração.

Um cirurgião reconstrutiva craniofacial pode ser capaz de remodelar porção central da testa para evitar a distorção adicional da face e do crânio. Esta operação é normalmente programado entre 8 a 10 meses de idade. No entanto, se a condição não é tão grave que afeta a função, algumas pessoas podem viver com as diferenças estéticas suas vidas inteiras, ou podem até mesmo optar por ter a testa reformulada estética como adultos (embora há menos segurança para ser ser feito na vida adulta por alterar a forma do crânio).


Leia mais sobre Trigonocefalia:
wikipedia.org
todopapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.