segunda-feira, 2 de abril de 2012

"Menopausa" masculina afeta um em cada 4 homens acima de 50 anos


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil

"Menopausa" masculina afeta um em cada 4 homens acima de 50 anos
Sintomas como alterações no humor, no sono e na libido são algumas das características mais comuns

Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, alertam que 1 em cada 4 homens acima de 50 anos sofre com a versão masculina da menopausa - a andropausa. Sintomas como alterações no humor, no sono e na libido são algumas das características mais comuns. Os dados são baseados apenas nos atendimentos feitos no hospital estadual.

As mudanças acontecem por conta da queda na produção de testosterona, o principal definidor das características masculinas. Ainda que o homem não deixe de ter totalmente o hormônio, a cada ano a quantidade produzida é menor. Quando a redução é abrupta, o corpo costuma sofrer as consequências.

Pacientes relatam perda na massa muscular e óssea, além da sensação de cansaço constante. Muitos homens que desenvolvem a condição podem sofrer com doenças como osteoporose, dificuldade para ereção e problemas cardiovasculares.

O tratamento comum costuma elevar as taxas de testosterona no corpo a níveis normais e traz bem-estar ao paciente. Mas o coordenador do centro, Joaquim Claro, alerta para o risco à saúde nos casos de pessoas que tomam hormônios sem acompanhamento médico. Segundo o médico, o abuso pode trazer problemas no fígado, apneia e alterações no ato de urinar. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.