sábado, 6 de agosto de 2011

Homem esculpe 'crucifixo com pênis' e recebe ameaças de morte


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
Artista é chamado de demônio por exibir crucifixo com pênis

Manila (Filipinas) - O filipino Mideo Cruz, de 37 anos, causou polêmica e foi ameaçado de morte ao esculpir um crucifixo que leva, na parte inferior, um pênis vermelho de madeira. Cruz é conhecido por esculpir obejtos religiosos com um 'toque de modernidade'.
A escultura está exposta em um centro cultural de Manila | Foto: Reprodução Internet

Os católicos não gostaram de ver a figura de Cristo associada a sexo, principalmente de um enorme crucifixo que possui um pênis móvel iluminado.

O Centro Cultural das Filipinas, em Manila, tem recebido inúmeras ligações de reclamação sobre o objeto, desde a inauguração da exposição, em junho. O artista disse que seu objetivo era provocar algum tipo de reação, mas se viu surpreso com o ódio despertado pela escultura.

"Não se pode forçar as pessoas a gostarem, mas o que espero é que, ao olhar para o objeto, elas não fiquem presas apenas ao superficial", se defendeu o artista ao jornal Metro.

Um grande número de pessoas revoltadas com a escultura se manifestou através do Facebook, postando frases e ameaças ao artista. "É um objeto muito ofensivo para a maioria, que é cristã e leva isso a sério", disse o professor local Emanuel Fernandez.

Karen Ocampo-Flores, diretora do departamento de artes visuais do centro, tem resistido até agora à pressão para proibir a exposição. “A fé das pessoas tem de ser respeitada, mas, em contrapartida, todos têm de tolerar o ponto de vista dos outros”, disse.

O Dia e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.