sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa. Entenda melhor esse feriado


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
O que é a Páscoa? Entenda melhor esse feriado

Além de comer ovos de chocolate, você sabe o que se comemora na Páscoa? A Páscoa é uma festa dos judeus e dos cristãos e, como toda festa, tem o objetivo de comemorar e lembrar um acontecimento importante.


O que é judeu?

Judeu ou israelita era aquele que nascia na Judeia, uma parte do reino de Israel. Este povo foi o primeiro a acreditar em um único Deus e esta religião ficou conhecida como judaísmo. Hoje, o judeu mantém uma identidade com as práticas e a cultura judaicas e muitos continuam praticando o judaísmo.

O que os judeus querem lembrar e celebrar na festa de Páscoa?

Faz mais de 3.000 mil anos, os judeus foram feitos escravos por ordem do rei. Isso aconteceu num país da África, o Egito, onde o rei é chamado de faraó.

Os judeus acreditam que foram as ameaças de desgraças enviadas por Deus contra o faraó que o fizeram deixar os israelitas irem embora; Deus fez a ameaça ao faraó egípcio e prometeu fazer Seu anjo "passar por cima" da casa dos judeus, sem fazer nenhum mal a eles. Essa passagem do anjo de Deus por cima da casa dos judeus é chamada Pessach, que significa "passagem" e simboliza a libertação da escravidão dos judeus no Egito.

Os israelitas foram autorizados pelo faraó a saírem do Egito para serem livres na terra que Deus lhes tinha prometido, Canaã. Os judeus saíram do Egito de noite, guiados por um líder chamado Moisés. Os judeus, então, celebram na Páscoa essa libertação, lembrando e comemorando que, desde então, não são mais escravos.

O que é cristão?

Cristãos são aqueles que acreditam em Jesus Cristo e nos seus ensinamentos religiosos. A vida de Jesus Cristo está narrada no Novo Testamento, que é uma parte da Bíblia. O ano em que Jesus Cristo nasceu é considerado o início de uma nova era no Ocidente. Estamos no ano 2011, o que significa que se passaram 2011 anos desde que Jesus nasceu.

O que os cristãos querem lembrar e celebrar na festa de Páscoa?

Segundo os ensinamentos cristãos, Jesus Cristo venceu a morte porque ressuscitou, o que é o mesmo que dizer que não morreu. Para os que têm fé no Deus cristão e em Jesus Cristo, a vida sempre vence. Os cristãos comemoram nesse dia essa vitória da vida, ou seja, comemoram também uma passagem, da vida terrena para a vida eterna.

Outras religiões têm festa de Páscoa?

A Páscoa é uma festa religiosa judaica e cristã.

O budismo, por exemplo, não comemora a Páscoa. O budismo, no entanto, também tem suas festas e a mais importante é a que comemora o nascimento de Buda. A monja Coen, da comunidade Zen Budista do Pacaembu, explica que esta época de Páscoa geralmente coincide com a celebração do nascimento de Buda, o Hanatmatsuri (Festival das Flores).

O islamismo também não festeja a Páscoa. O sheik Jihad Hassan Hammadeh, presidente do conselho de ética da União Nacional das Entidades Islâmicas, conta que a cerimônia mais importante do islamismo é o Ramadã, um mês de jejum, em que se celebra a primeira revelação feita por Deus a Maomé.

Criança quer saber

Por que tem coelho na Páscoa?

Porque os coelhos são símbolos de vida e da fertilidade, uma vez que são os primeiros seres, junto com algumas flores, que aparecem na paisagem, depois do inverno rigoroso. Quem explica isso é D. Plácido F. Guarnieri, 43 anos, do colégio Santo Américo: "são um sinal de vida e prosperidade".

SXC

Ovos de chocolate para aproveitar o feriado
Quando foi a "primeira" Páscoa?

A "primeira" Páscoa foi aquela em os judeus, pela primeira vez, celebraram a libertação da escravidão no Egito, há mais de 3.000 anos.

Por que os coelhos deixam ovos, se nem põem ovos? E por que são de chocolate?

Os coelhos deixam ovos porque os ovos também são símbolo de vida e de renascimento. Afinal, de dentro de um ovo sempre sai uma nova vida, não é? E são de chocolate porque são mais gostosos!

Por que a Páscoa cai cada ano em uma data diferente?

Tanto a Páscoa judaica quanto a Páscoa cristã são festas móveis, porque dependem do calendário lunar. A Páscoa cristã, por exemplo, acontece aqui no Brasil, no primeiro domingo depois da lua cheia de outono, entre 22 de março e 25 de abril. [SÉRGIO MADURO - FOLHA]~


Festividades da páscoa se originaram do judaísmo e festividades pagãs 
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que depois de morrer na cruz, foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias, até ressuscitar

A Páscoa (do hebraico Pessach, significado passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera.

Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos.

O Evangelho de São João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade. [acritica.uol.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.