terça-feira, 1 de março de 2011

Pressão alta: Bebidas com açúcar aumentam os riscos, dizem especialistas


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
NOVA YORK - Beber mais que 355ml de bebidas com açúcar (sucos de frutas adoçados ou bebidas carbonatadas) por dia pode romper o tônus dos vasos sanguíneos e desequilibrar o nível de sal do organismo, aumentando a pressão sanguínea. Os dados são de um estudo com 2.500 pessoas feito por pesquisadores ingleses e americanos e publicado no jornal Hypertension. Bebidas dietéticas ou sem açúcar não têm o mesmo risco.

Em quatro ocasiões, os participantes, com idades entre 40 anos e 59 anos, anotaram o que tinham comido em 24 horas, fizeram exames de urina e mediram a pressão. Os pesquisadores constataram maior ingestão de açúcar nos que tinham consumido mais que do que uma bebida com açúcar diariamente e maior ingestão de calorias também - cerca de 397 calorias extras por dia.

Para cada lata de bebida açucarada consumida por dia, os participantes tiveram, em média, um aumento de 1.6mmHg na pressão sistólica e um aumento de 0.8mmHg na diastólica.

- É sabido que muito sal no organismo eleva a pressão - disse o autor do estudo, professor Paul Elliott, da Escola de Saúde Pública da Imperial College London.

A American Heart Association diz que as pessoas não devem beber mais que três latas de 355ml de refrigerante por semana.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.