domingo, 12 de setembro de 2010

Gravidez. Não é preciso ser Gisele para voltar à forma depois do bebê


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
Gisele Bündchen quando grávida
do Benjamin
Para as celebridades, como a supermodelo Gisele Bündchen, parece muito simples, mas será mesmo possível voltar ao corpo de antes da gravidez logo após o parto? A pergunta, claro, encontra respostas fáceis nas cirurgias plásticas, capazes de fazer desaparecer até mesmo a barriguinha que não "voltou". Mas, por mais vaidosa que seja, nem toda mulher opta por essa saída, seja pelo alto custo dos procedimentos ou mesmo por opção.

A boa notícia é que, mesmo sem todo o aparato oferecido pela estética, é possível, sim, voltar ao corpo de antes. "Tudo, claro, depende de muito empenho e da pré-disposição genética da mulher", explica o ginecologista e obstetra Paulo Batistuta.

Pré-disposição genética? "Isso mesmo. Se a mulher tem tendência a engordar ou tem menos elasticidade na pele, os resultados podem não ser os desejados", afirma o médico. Na prática, a receita para todas é a mesma: evitar ganhar peso em excesso, não deixar de fazer uma atividade física regular e cuidar da alimentação. Comer por dois é algo que, de fato, não tem razão de ser.

O condicionamento físico antes, durante e depois da gravidez é o que mais aumenta as chances de a mulher voltar ao corpo de antes com mais facilidade e rapidez. Mas, até mesmo sem esforço, é bom saber que alguns quilinhos são perdidos durante o parto, depois dos primeiros dias de vida do bebê e durante a amamentação.

Pratique exercícios

Caminhada. Pode ser praticada à vontade, durante 30 minutos, em todos os períodos da gestação

Musculação terapêutica. Algumas clínicas e academias oferecem um serviço especial para as grávidas, com supervisão de fisioterapeuta. Os exercícios, nesse caso, são menos "pesados" e voltados para o fortalecimento de regiões, como braços, pernas e coluna

Pilates. Ajuda a alongar o corpo, a fortalecer os músculos e a melhorar a postura. Pode ser praticado à vontade, mas sempre com supervisão

Ioga. É um ótimo exercício para melhorar o condicionamento físico e a postura. Alguns exercícios ajudam, ainda, a controlar a respiração, reduzindo a ansiedade

Hidroterapia para gestantes. Ajuda a controlar o ganho de peso, as taxas de glicose, a pressão arterial, e melhoram a circulação venosa e linfática

Os resultados podem vir até um mês após o parto

Com muito empenho e ajuda de tratamentos estéticos, o corpo da mulher pode voltar ao de antes da gravidez até um mês depois do parto. É o que afirma a fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher Raquel Pompermayer.

"Existem tratamentos que podem ser feitos durante a gravidez, como drenagem linfática, que ajuda a reduzir o inchaço e a melhorar a circulação sanguínea, e outros que podem ser feitos depois, como peelings, para ajudar a reduzir estrias", explica. o número de sessões varia de acordo com o caso e os preços, de acordo com o tratamento.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.