sábado, 8 de novembro de 2008

Endometriose x infertilidade


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil

Endometriose x infertilidade

Cerca de metade das mulheres que sofrem dessa doença pode ter dificuldades para engravidar. Saiba mais


Simone Tinti


Shutterstock

Cólicas muito fortes (durante ou após o período menstrual), incômodo durante a relação sexual e dificuldade para engravidar. Esses sintomas podem caracterizar a endometriose - problema que atinge cerca de 15% a 20% das mulheres em idade reprodutiva. De acordo com Yong Joo, ginecologista do Hospital São Camilo, aproximadamente metade das que sofrem da doença tentam engravidar, mas não conseguem. 

O problema surge quando o endométrio - tecido que reveste o útero e é eliminado todo mês pela menstruação - se fixa em outros órgãos, como ovários, ligamentos abdominais e pélvicos ou a bexiga. Geralmente, a endometriose é descoberta por volta dos 30 anos ou quando a mulher começa a tentar e não consegue engravidar (o que, hoje em dia, acontece cada vez mais tarde). "Apesar da dor ser comum, essa doença também pode ser assintomática. Por isso, a mulher geralmente descobre neste momento ", diz Joo. 

Não há uma forma de prevenção da endometriose, mas há tratamentos que controlam o problema. A técnica mais comum é a laparoscopia, que permite observar os órgãos internos e verificar se há nódulos de endométrio fora do lugar. "Se o problema for diagnosticado, essa técnica também funciona como um tratamento inicial, pois cauteriza os nódulos de endométrio que estão fora do lugar", explica o ginecologista. Outros tratamentos são à base de hormônios e, em alguns (poucos) casos, a retirada do útero e dos ovários. Além disso, após engravidar, a própria gestação também pode ajudar. "A sobrecarga de progesterona que acontece no corpo da mulher durante essa fase acaba desestimulando os focos de endometriose", diz Joo.




Fonte: 





11 comentários:

  1. meu nome é marcela tenho 29 anos e um filho de 4,sou separada a 2 anos e nao quero ter mais filhos,já operei endometriose em maio de 2009 e na época pedi ao médico que retirasse todo ovário e ele nao quis,hj após 1 ano e 3 meses apresento novamente cistos nos ovários,estou me tratando,mas eles nao regridem e provvelmente teri que operar novamente.to muito triste sem ânimo pra nada nao consigo trabalhar pq as dores sao muito fortes e dessa vez só irei operar com o medico que aceitar retirar meus ovários,pq nao quero passar por tudo aquilo de novo.só quem tem endometriose sabe do que eu estou falando,auto-estima lá embaixo nem relações sexuais conseguimos ter,isso é frustrante.

    ResponderExcluir
  2. tenho endometriose e sonho em engraviadar mas alem disso tenho 2 cisto nos ovarios faço tratamentos com anticcncepcionais mas nao vejo resultado

    ResponderExcluir
  3. tbm tenho endometriose e fazia tratamento com anticocepicional mais n resolveu nda...tive q parti p cirugia....ja fiz 2 videolaparoscopia uma cisto ovario hemorragica a segunda endo no ovario retrouterina...ja tentei engravidar fazendo o uso do indutor clomid mais n deu certo...meu medico disse q so atraves de fiv q e mto caro....que DEUS abenço tds nos q sonhamos com nossos bbzinhos

    ResponderExcluir
  4. tbém tenho endometriose e cisto no ovário já fiz duas retiradas de cisto e endometriose, cistos nos dois ovários, e vou ter que me operar pela terceira vez estou novamente com cisto e a endometriose já fiz tratamento com zoladex durante 1ano e durante 2anos fiquei com o DIU MIRENA até que foi uma boa fiquei sem mentruar e sem cisto e sem endometriose , só que tirei o DIU fazem 1ano e meio e voltaram os problemas das dores fortissímas antes,durante e depois da menstruação.Estou esperando pelos médicos novamente decidirem, mais DEUS tá comigo e vai fazer o melhor , na segunda cirugia pedi pra que retirassem meu útero e ovários, mais não quiseram pois nunca engravidei então queria que entrasse na fila de inseminação ou até bebê de proveta, mais tenho 3 filhos do coração duas meninas e um menino que foi presente de DEUS, são minhas bençãos então só peço á Deus que me dê saúde e vamos tentando conviver c a endometriose e cisto, mais vamos nos curar em nome de JESUS é o que desejo de coração pra todas as mulheres que sofrem como eu mais DEUS está no comando. Abraços Márcia. 17 de abril de 2011 22;45

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, eu também sofro deste mau, pois tive dois abortos e posteriomente apos vários exames e etc e tal.. foi constatado a endometrise o que foi a causa dos abortos, fiz uma vidiolaparoscopia e Histeroscopia em setembro de 2009 e fiz tratamento com Zoladex, nos últimos exames realizados neste ano 2011 meu médico disse que estava tudo controlado, mas ainda sinto meu corpo inxado e dores nas menstruações, e na relação sexual também estou confiando muito em Deus para realizar meu sonho de ser mãe. Quero alguma sugestão de vcs... abraços Izabel

    ResponderExcluir
  6. Descobri que tinha endometriose com aderências em outubro de 2010, quando me submeti a uma laparoscopia para retirada de um teratoma no ovário direito.Passado algum tempo, em janeiro de 2011 comecei a sentir dores absurdas, procurei um PS, descobri que o cisto no mesmo ovário direito cresceu novamente. As dores aumentaram muito, não é como a dor de cólica menstrual é como se fosse uma prisão de ventre muito dolorida mesmo. O médico me aconselhou a usar o DIU Mirena que coloquei em janeiro de 2011. Coincidência ou não, estou muito pior. Sinto que o DIU piorou minhas dores que agora vem uma semana sim uma não. Ontem fui ao PS de novo com muita dor, pelo ultrassom o médico disse que estou com inflamação até nas trompas. Aconteceu tudo tão depressa. Estou tomando antibióticos, muito fraca, emagreci demais. Ainda assim dizem que o Diu é bom. Bom? Uma médica do PS, me disse que não aconselha o Mirena p mulheres com endometriose pq o Diu provoca uma inflamação local para liberar a progesterona. Então é muita agressão. Tenho 39 anos, sinto que estou perdendo minha vida, não suporto mais sentir tanta dor. Algumas pessoas me olham com se eu estivesse fazendo charme, mal sabem o que passo. Também estou com problema na bexiga que eu acho que está associado a tudo isso. Queria saber que médico procurar. Mas um profissional que tivesse vontade de me ajudar.

    ResponderExcluir
  7. A BIBLIA DIZ: EIS QUE OS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR,ANTES DE DESCOBRIR QUE EU TENHO ENDOMETRIOSE,E QUE NÃO POSSO ENGRAVIDAR, DEUS ME FEZ UMA PROMESSA(QUE EU VOU TER UMA MENINA)ELE DISSE QUE EU IRIA ENGRAVIDAR SOMENTE POR UM MILAGRE, E QUE ELE IRIA REALIZAR ESSE MILAGRE NA MINHA VIDA, EU COMO PROFETA DE DEUS,DIGO PRA TODAS VOCES, QUE RECEBERAM UMA PALAVRA, UM DIAGNOSTICO RUIM, VOCES IRÃO ENGRAVIDAR EM NOME DE JESUS, EU CREIO CONTRA A ESPERANÇA, QUANDO O HOMEM DIZ NÃO, O MEU DEUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA DIZ SIM, EU POSSO TUDO.MESMO ANTES DE ACONTECER EU JA TOMO POSSE DA MINHA VITORIA KARINA 33 ANOS

    ResponderExcluir
  8. sinto dores na peuvica no colo do utero dores insurportaves mais nao e no meu periodo mestrual pode ser endromentriose ,mais ja fiquei gravida antes ,pode mim agudar

    ResponderExcluir
  9. ola, estamos em um assunto mto delikdo ki eh a ENDOMETRIOSE dscobri q tinha com 24anos, e hoj estou com 27anos e ainda nao cnsegui engravidar, e, estou muito triste

    ResponderExcluir
  10. eu tenho 30 anos,e a seis anos descobri que tenho endometriose. tava fazendo tramento com anticoncepcional mas nao vi nenhum resultado.

    ResponderExcluir
  11. Tenho endometriose e vou fazer a cirugia mas não estou confiante pois ela sempre volta. ja fiz esteroscopia e nada resolveu, agora faço a videolacoroscopia vamos ver se vai da certo.
    salete lima

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.