sábado, 9 de fevereiro de 2008

Azulão: veja e ouça o belo canto deste magnífico pássaro


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
Vídeo: azulao feiticeiro


Pássaro de coloração exuberante e dono de um belo canto, o Azulão (Cyanocompsa brissonii) compõe, juntamente com o Bicudo e o Curió, o seleto grupo dos pássaros canoros.

Encontram-se espalhados pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil e também na Argentina. Pertence a família dos Frigilídeos e é também conhecido por Gurundi-azul e Reina-Mora.

Não é um pássaro muito social e normalmente é avistado sozinho junto às matas ciliares e campinas. Seu canto afável divide-se em dois tipos principais: Canto Normal e Surdina, sendo este último um dos cantos mais belos que um pássaro pode realizar. Da mesma forma que o canto dos Curiós varia de uma região para outra, assim também ocorre com o Azulão cujo canto é marcado por vários “dialetos”.

Possuem um bico triangular e rude semelhante ao de Bicudos e Curiós. Sua cor é de um azul intenso com as extremidades das asas mais escuras e as patas de coloração semelhante ao bico. Mede cerca de 16 cm e não é raro ser confundido com o Azulinho (Cyanoloxia glauco cerulea), de coloração mais clara, pertencente a mesma família, porém a outro gênero.

Reprodução:
O Azulão macho difere-se externamente da fêmea devido à coloração amarronzada que ela apresenta. O período reprodutivo inicia-se no final da primavera. A fêmea coloca 2 ovos em média e o período de incubação é de cerca de13 dias.

Os pais cuidam dos filhotes que estarão prontos para sair do ninho após o 15º dia do nascimento. Os filhotes podem ser separados dos pais após cerca de 40 dias. Alguns criadores recomendam a colocação de um macho para 3 fêmeas com gaiolas criadeiras individuais.

Manutenção:
Recomenda-se a utilização de gaiolas com no mínimo 60 cm de comprimento, 35 cm de altura e 30 cm de largura. Manter em local fresco e arejado e evitar correntes de ar. O ninho pode ser tipo taça com 6 a 8 cm de profundidade. Disponibilizar fibras vegetais (bucha, sizal, capim e fibras de coco) para a forração do ninho. Limpar sempre os recipientes de água e comida, bem como a gaiola. Acrescentar um recipiente onde ele possa, eventualmente, banhar-se.

Fonte: Alcon

14 comentários:

  1. Para quem quer ter azulão em casa sem o interesse primeiro de reprodução e sim para canto o ideal é ter pelo menos dois machos e uma fêmea.
    O Azulão é um pássaro muito sensível a mudanças ambientais e não é difícil que a ave "esfrie".
    Evita-se isso criando o hábito de sair com eles regularmente, nao deixá-los um a vista do outro (machos) e nem em contato direto com a fêmea.
    É um pássaro muito dócil de fácil manejo e relativamente de baixo custo. A venda desta ave no mercado negro é muito intensa apesar de ilegal. Nao compre aves capturadas, não participe deste crime.
    A ave do vídeo é um macho muito bonito e de belo canto.Percebe-se que é bastante saudável. Parabéns ao proprietário
    alex.raad@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. o azulão além de ser muito bonito é uma das aves que mais gosta de marcar o seu teritorio por isto que quando os machos se veem eles começam a cantar um na cara do outro para ver qual dos dois vai ser o chefe daquele teritorio as vezes eles podem passar até horas nessa disputa mas tem que ser um azulão de fibra pra aguentar o tranco.
    eu acho que este ai do video aguenta meia hora

    ResponderExcluir
  3. este primeiro comentarista ai não sabe é de nada se o azulão for bom não precisa de passeio não.
    pois o meu azulão não sai de casa mais quando sai coloca
    ordem em qualquer um por ai.


    sabe porque é que ele é conhecido como o poderoso chefão

    ResponderExcluir
  4. tenho azulao da regiao sul mais especificamente do parana,esse sim e o canto mais bonito na minha opiniao mais respeito as outras porque com toda certesa quem gosta e cuida bem dessa ave merece todo meu respeito ameo como eu amo o meu fiquem com deus, suzano sp 17/04/10

    ResponderExcluir
  5. PESSOAL, TENHO UM AZULÃO QUE CANTA O ANO INTEIRO, ATÉ QUANDO ESTÁ NA MUDA ELE DÁ UNS CANTINHOS,NÃO PÁRA MESMO, ESSE É MEU FIEL ESCUDEIRO, E NÃO TEM ESSA DE FICAR LEVANDO O PASSARO PRÁ LÁ E PRÁ CÁ PRÁ DAR VOLTINHAS, EU DOU O MEU CARTÃO DE ONIBUS PARA ELE, E ELE VAI NO IBIRAPUERA PASSEAR, IPIRANGA, E ZOOLOGICO SÓZINHO, CONHECE TODAS AS LINHAS DE ONIBUS AQUI DE PERTO DE CASA.

    ResponderExcluir
  6. sou da regiao sul tenho um azulao muito agitado na gaiola
    oque faço

    ResponderExcluir
  7. tenho um azulão muito bom de canto, mas quando levo ele para passear e ouvi outros azulão ele fica meio acanhado e não canta, será que é falta de manejo, faz duas semanas que está comigo.

    ResponderExcluir
  8. meu azulao canta pra caranba mas quando saio com ele na rua ele n canta so pia por q

    ResponderExcluir
  9. parabéns pelo azulão, bonito de penas e de canto.

    eu crio um de vez em quando pego cantos da internet e coloco pra ele ouvir e ele responde na mesma hora. MEU AZULÃO É D+.

    ResponderExcluir
  10. se sair com o azulao e ele stver em forma e nao cantar o recomendado e levar e soltar em matas distantes da populacao... por q nao vale nada.

    ResponderExcluir
  11. quero saber como fazer minha femea de azulao galar pq eu coloco ela com o macho e ela pede gala ele vai galar e ela sai como que eu fasso em ?????por favor mim explica ai alguem que entende mesmo disso tem pouco tempo que eu começei minha criaçao...meu azulao e muito bom eu souto ele nas ridinhas e ela canta enssima da gaiolas dos pessoal ele e muito bom pena que a femea nao colaborou com ele.

    ResponderExcluir
  12. como fazer para minha feme de azulao galar eu coloco ela com o macho ela pede cruza e quando ela vai para galar ela sai como faver ela gala?popr favor auguem qe entender mim fala ai.

    ResponderExcluir
  13. eu tenho um azulão mais ele tah saindo agora da muda dele ele encruo e tah saindo agora ele tah comessando a crecer o rago ele comessa a cantar quando cresse totalmente o rabo?

    ResponderExcluir
  14. williames
    tenho um a mais ou menos 4 anos , nome martelo , eu tinha outro chamado de pé de serra , quando tava comigo ele, pé de serra fui ate cassa desse qui agora , o martelo tentei varias vesses emtupetalo mas de cinco dias mas ele não , esfriou , terminei pegando do meu amigo , assim fiquei por cinco dias em casa e ele o pede serra esfriou so me restou o martelo ate hoje ele nunca esfriou na minha mão todos aqui onde moro e louco por ele mas não vendo ou troco irei postar um vidio dele em breve amigos

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.