quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Aline Barros emplaca música gospel na novela "Duas Caras"


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil
Música gospel vira tema de personagem de horário nobre da Globo
Sell Your Photos Online - Make Money Now!

♪♪♪ Clique e ouça a canção RECOMEÇAR

RECOMEÇAR

Pai, tá difícil manter o caminho
Tenho andado em meio a espinhos
Nem sempre é tão fácil acertar
Pai, emoção descalça os meus pés
Me roubando em meio a cordéis
Que me enlaçam em minhas fraquezas
Pai, eu nem sei o que te falar
Mas eu quero recomeçar
Me ajuda nesse instante
Preciso da tua mão
Vem me levantar
Faz-me teu servo, Senhor
Me livra do teu mal
Quero sentir o teu sangue curar-me
Agora meu Senhor, vem me restaurar


A música gospel, que normalmente só é ouvida em redutos evangélicos, vai marcar presença na novela "Duas Caras", que começou a ser exibida na última segunda-feira, na Globo. Uma canção da cantora Aline Barros foi incluída na trilha sonora e será tema do pastor, personagem do ator Ricardo Blat.

De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, essa é a primeira vez que uma música cristã participa da seleção de canções de uma novela global. A decisão foi tomada pelo autor Aguinaldo Silva e pelo diretor Wolf Maia.

A canção se chama "Recomeçar" (veja letra ao lado), uma das faixas do CD "O Poder do Seu Amor". A novela "Duas Caras possui um núcleo dentro de uma favela. Ali um pastor evangélico e uma líder espiritual do candomblé, que será vivida pela atriz Xica Xavier, vão viver sem conflitos.

Por meio da assessoria de imprensa, a cantora Aline Barros disse estar muito feliz com a inclusão da música na novela. Aline é uma das cantoras que mais vende CDs no Brasil, dentro do gênero gospel. Um mercado que tem crescido nos últimos anos e não amarga o mesmo percentual de prejuízo com a pirataria que os demais gêneros.

Nomes . Só a MK Publicitá, gravadora que, além de Aline Barros, detém outros nomes de peso no meio gospel, como Fernanda Brum, Cassiane, Oficina G3 e Novo Som, vendeu em 2006 mais de 4 milhões de CDs.

"Os evangélicos são fiéis compradores de CDs. Todo dia tem gente se convertendo e comprando mais", justifica o gerente comercial da empresa, Carlos Knust.

A Associação Brasileira de Produtores de Disco informou que uma pesquisa feita no ano passado apontou que 10% das pessoas que compram CDs regularmente preferem o gênero gospel. Pesquisas apontam que 20% da população brasileira é evangélica, o que representa cerca de 35 milhões de pessoas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Artista é famosa no meio evangélico

A escolha da Globo pelamúsica de Aline Barros reforça a relação da artista com a emissora. Aline já participou de gravações do extinto "Planeta Xuxa" e do Criança Esperança. Dentro do meio gospel Aline ocupa uma posição de destaque. Para se ter uma idéia o CD "O Poder do Seu Amor", vendeu mais de 100 mil cópias em um mês, segundo a gravadora MK Publicitá.

Intenção é atrair público evangélico

A inédita inclusão de uma música gospel na trilha sonora de uma novela não foi feita por acaso. A canção "Recomeçar", da cantora Aline Barros, será tema de um pastor, vivido pelo ator Ricardo Blat.

A Globo informou que a intenção do autor, Aguinaldo Silva, é que o personagem que agrade o público e atraia a audiência dos evangélicos. Durante a trama, o pastor deve manter uma conduta correta, dentro do comportamento esperado para um religioso.

Mas a novela mal começou e já causa polêmica. O pastor José Ernesto Conti, da Igreja Presbiteriana, vê a atitude da emissora com desconfiança. "A Globo tem uma linha espírita muito forte. Além disso, não acho certo misturar as coisas", avalia.

Já o pastor da Igreja Assembléia de Deus Sebastião Pinheiro aprova a medida. "Acho bom porque mostra o crescimento dos evangélicos. Acredito que a venda de CDs gospel vai aumentar".

Várias novelas da Globo se tornaram alvo de críticas após incluir personagens religiosos, mas com problemas de conduta. Entre os mais lembrados estão as carolas da novela "Tieta" (1989) e a personagem de Juliana Paes em "América" (2005).

Depoimentos

"Não acho certo misturar religião com novela. A fé das pessoas deve ser respeitada, e não acredito que a Globo não vá estereotipar os evangélicos, que não devem gostar da novela"
Jaqueline de OLiveira
20 anos, auxiliar administrativo. Membro da Igreja Quadrangular

"Acredito que foi uma boa idéia. Isso se for mesmo mostrado um pastor de conduta correta. Se a Globo fizer mesmo isso vai surpreender as pessoas evangélicas. A escolha pela música da Aline Barros foi muito feliz"
Michell Herbert Pinto Mota
19 anos, vendedor, baterista de banda e membro da Igreja Assembléia de Deus

"Acho interessante a iniciativa. Acredito que muita gente vai mudar de opinião em relação à música evangélica. Mas espero que a emissora use o bom senso e não comece a criticar os evangélicos, como já fez em outras novelas"
Herlon Fernandes
25 anos, técnico em mecânica. Membro da Assembléia de Deus

Estilo agrada a diversos tipos de público

O sucesso dos artistas do meio gospel brasileiro não se explica apenas pelo número de evangélicos do país. Segundo o gerente comercial da gravadora MK Publicitá, Carlos Knust, além dos protestantes, cerca de 20% dos católicos e pessoas que se declaram sem religião definida gostam de ouvir música gospel.

"Constatamos isso por meio de pesquisas e dos ouvintes da nossa rádio gospel. Tem muita gente que liga pra cá e diz que não é crente", diz Knust. Para ele esse comportamento explica a aposta da Globo na música gospel.

Knust lembra o sucesso que o padre Marcelo Rossi, recorrendo a um repertório de músicas evangélicas, tem feito entre os católicos. "Ele já não é bem visto entre os mais conservadores da Igreja Católica.

Desconfiança . Mas mesmo com a aprovação de gente do meio evangélico, o fato de a Rede Globo incluir uma música cristã na novela das oito, tradicionalmente a que mais recorre a cenas de violência e sexo é visto com desconfiança até entre católicos.

"Vamos ver como isso vai ser feito. Pode ficar esquisito no começo. Talvez seria melhor colocar música gospel no repertório de uma novela mais leve, como a das seis", diz a técnica em enfermagem Sindija Rosa Amado, que é católica, mas gosta de vários cantores de música evangélica.

O NÚMERO

R$ 750 milhões - Esse é o lucro anual das livrarias evangélicas de todo o país por ano, de acordo com a Câmara Brasileira do Livro. São cerca de 1.200 estabelecimentos especializados, que têm como principais produtos livros, CDs, DVDs e outros produtos que acompanham o crescimento do público evangélico. A expectativa é que dentro dos próximos 10 anos as vendas aumentem em 70%.

Daniela Souza
dsouza@redegazeta.com.br

8 comentários:

  1. A GLOBO e uma emissora que tem tudo haver com a sociedade;se ela faz algo, interfere grande mente no Brasil e quem diga no resto do mundo também. Entãom não se deve colocar a cantora Gospel, Aline Barros para participar da trilha sonora de um novela que é, podemos diser católica.Eu como evangélico me sinto orvendido,e provavelmente todos nos evangélicos que amamamos a DEUS também sentirem orvendido. Enves de aproxima os crentes da mídia como a globo quer, afastara-os.Francamente acho a globo uma emisora exelente com os seus trabalhos, mas vocês (da globo)parecem que estam querendo nos avacalhar (os evangélicos).Por favor não nos pertubem.Lempram da novela América, a globo queria colocar os evangelicos em maus lençois com a personagens CREUSA, baixaria né.

    ResponderExcluir
  2. EU acho que a rede globo está usando a Aline Barros para atrair o público evangélico a acompanhar a novela com seus ensinamentos errados e longe do que a bíblia nos ensina a palavra de Deus diz em Levítico 20:13 "QUANDO TAMBÉM UM HOMEM SE DEITAR COM OUTRO HOMEM COMO COM MULHER, AMBOS FIZERAM ABOMINAÇÃO, CERTAMENTE MORRERÃO; O SEU SANGUE É SOBRE ELES;
    No entanto eu não acho que a cantora Aline Barros deve se alegrar em ser usada para algo mal, acho que ela deve se alegrar em ser usada por Deus, isso não é uma crítica mas só a minha opinião,pois eu tenho muitos Cds da Aline e admiro ela como cantora e como mulher de Deus.
    Nós crentes devemos vigiar e não assistir as novelas da globo que blasfemam contra o nosso Deus e com certeza não vai ser diferente nesta novela, recomendo a todos os crentes que ao na hora das novelas da globo desliguem a TV e vão orar pois Jesus está voltando e quem não vigiar vai pro inferno pois ele é realmente real.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a Globo está usando as musicas evangélicas bem como os artistas para mostrarem uma mentira de santanás pois isso é um laço que vai atingir aqueles que não estão vigiando pois a globo nunca concordou com a palavra do verdadeiro Deus vivo e os crentes estão sendo enganados porque estão pensando na mídia , observei algumas cenas onde o pastor evangelico estava no terreiro de candomblé onde falavam que o deus deles é o mesmo dos crentes , ou seja eles estão mostrando outra visão que não condiz com a verdade da palavra de Deus , creio que Nosso Senhor Jesus Cristo está voltando e como diz a palavra muitos viram em meu nome e serão enganados até os escolhidos por isso temos que nos apartar deste mal e vigiar , pensem como agora a maioria dos evangelicos vão assistir a novela por influência de uma artista gospel que tem sua música na trilha sonora, a globo é realmente uma força espiritual do mal e são conhecedores das fraquezas dos evangelicos que ao invés de orar e buscar estão atrás de musicas mesmo sendo evangelicas por isso serão enganados.

    ResponderExcluir
  4. Usar coisas Sagradas para meios profanos não é muito confortável. Deus foi, é, e sempre será separado desse sistema mundano, segundo a Bíblia, o mundo jaz no malígno, e sendo assim tudo que venha dele deve ser questionado e consultado em primeiro lugar a Deus.Sucesso nem sempre é sinonimo de aprovação divina. O que mais parece, é a tentativa desesperadora de uma emissora espírita, introduzir, cada vez mais o número de evangélicos assistindo as suas novelas. Satanás tem mais a ganhar com isso do que a obra de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Saúdo a todos,sugiro a todos que acessem um blog cristão lá encontrarão informações, opiniões sobre este assunto e outros mais que envolvem a vida do cristão. Precisamos irmãos olhar o mundo que nos cercam baseado nas sagradas escrituras, de modo espiritual. Desde o início desta notícia vimos que poderia dar em coisa ruim o fato da Globo desejar focar o povo de Deus. O nome da novela diz tudo - Duas Caras, qualquer personagem que aparece lá estaria fadado a ter o a condição que trata o assunto da novela… não é a primeira vez que a Globo foca os cristãos de forma deturpada- lembram de Engraçadinha? e tantos outras notícias -jornalizmo parcial, indução da população Tola que não tem opinião própia. Bom dêem uma olhada neste blog: http://www.artureduardo.com.br, e se puderem ouçam aos sábados pela internet no endereço http://www.maranatafm.com.br às 15h00 um programa que tem proposta fazer nossa consciência cristã renovar-se. Programa Fatos em Foco- informação, análise e opinião. em Cristo

    ResponderExcluir
  6. Jesus está voltando, e o prínçe derrotado deste mundo está desesperado, tentando de toda maneira confundir a muitos, e infelizmente muitos terão uma grande supresa, pois se o senhor não poupou nen os anjos, criados em maior poder que nós Homens,e mulheres, quanto mais aqueles que zombarem do seu Filho e desprezarem a sua Santa Palavra , mesmo já conhecendo a verdade, Que o senhor tenha misericórdia daqueles que estão cegos pelo o deus deste século que é satánas.

    ResponderExcluir
  7. A LETRA DA MÚSICA POSSUI 2 ERROS:

    " ME LIVRA DO MAUL " E NÃO DO " TEU MAL ";
    " VEM RESTAURAR-ME " E NAO " VEM ME RESTAURAR "

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.