quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Homens lindos, Homens perfeitos. Veja


TV's LCD, Home Theater, Celulares, Som Portátil

“No corpo estão inscritas todas as regras, todas as normas e todos os valores de uma sociedade específica, por ser ele o meio de contato primário do indivíduo com o ambiente que o cerca”.

(J. DAOLIO – Da cultura do corpo.)



Cada sociedade, cada cultura age sobre o corpo determinando-o. Surgem, então, os “modelos”: padrões de beleza, de sensualidade, de saúde, de postura que dão “segurança” às pessoas que elas tenham “moldes” para se construírem como homens e mulheres. Ao longo do tempo, esses modelos produziram a história corporal.

Assim, para conhecer os sentidos construídos para o corpo humano no presente, é preciso passar pela História e ver os diferentes modelos que determinaram como foram tratados o corpo, a sexualidade, os gêneros.

O Poder em todas as sociedades, está fundamentalmente ligado ao CORPO, uma vez que é sobre ele que se impõem as obrigações as limitações e as proibições. É dócil o corpo que pode ser submetido, utilizado, transformado, aperfeiçoado em função do Poder.

Nas civilizações Grega e Romana da Antigüidade o corpo era valorizado pela sua saúde e capacidade atlética. A moral quanto ao corpo e ao sexo apenas estabelecia algumas normas de conduta para evitar os excessos, que significavam a falta de controle do indivíduo sobre si mesmo, prescrevendo o “bom uso” dos prazeres (bebida, comida e sexo). Estes, porém, eram considerados apenas para os cidadãos, ou seja, para os homens livres, estando excluídos tanto os escravos quanto as mulheres. A estas cabia cumprir suas funções: a obediência e a fidelidade aos seus pais e maridos e a reprodução. Os prazeres eram do domínio masculino, não do feminino.
(...)

3 comentários:

  1. vc é muito gato e seu fisico é maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Lindo,, meu DEUS do ceu...como pode ter tanto homem lindo na terra.

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário educado... O seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.